NOTÍCIAS

Dirigentes das Cooperativas que deram origem à Nova Aliança recebem homenagem
Fonte: Assessoria de Imprensa Nova Aliança
A Cooperativa Nova Aliança aproveitou a Festa Nacional da Uva 2016 para marcar as comemorações de seus cinco anos de existência. Como definiu o presidente Alceu Dalle Molle, "temos apenas cinco anos de fundação, mas experiência de mais de 85 anos!" A Nova Aliança surgiu da união de cinco antigas cooperativas, com mais de 80 anos de tradição: Cooperativa Aliança e a Cooperativa São Victor, de Caxias do Sul, a Cooperativa São Pedro e a Cooperativa Santo Antônio, de Flores da Cunha, e a Cooperativa Linha Jacinto, de Farroupilha.

No espírito do tema da 31ª edição Festa da Uva, Imagens e Horizontes, e para celebrar o quinto aniversário, a Cooperativa reuniu em seu estande, na noite do dia 24 de fevereiro, dirigentes que atuaram nas cinco vinícolas que deram origem à Nova Aliança, e prestou homenagem aos que construíram a sua história, num evento em que a emoção tomou conta de todos.

O encontro na Festa da Uva reuniu 11 dirigentes das cooperativas e seus familiares. Também participaram os atuais diretores, membros do Conselho de Administração, representantes da Comissão Social da Festa e o secretário executivo da Fecovinho, Hélio Marchioro.

Entre os presentes, Euclides Menegat, 85 anos, que presidiu a Cooperativa Vinícola Santo Antônio, em Flores da Cunha, observava os quadros com as fotos antigas em um misto de alegria e saudade. “É bom ver a Nova Aliança mantendo a nossa história. Foram tempos difíceis, com inflação. Não tínhamos muitos agrônomos, tecnologia, nem recursos. Agora, eles têm que manter o entusiasmo e fazer crescer cada vez mais a Cooperativa”, comentou.

Durante a homenagem, o atual presidente, Alceu Dalle Molle, fez questão de lembrar o papel fundamental das esposas dos dirigentes, que apoiaram de forma incondicional as ações administrativas. “As esposas precisavam confiar e concordar com financiamentos adquiridos, por exemplo. Essa homenagem é para elas também, para todas as famílias que construíram a Nova Aliança. Sem vocês, nós não estaríamos aqui,” afirmou.

Entre os homenageados, também esteve Lino Pan, que foi presidente da Vinícola São Pedro. “Eu, que já sou um ‘cabeça branca‘, fico muito feliz e honrado em ver que os mais jovens lembram de nós. É muita felicidade ver a potência que se tornou essa Cooperativa. Fazer uma união dessas não foi coisa de uma reunião, foram muitos encontros para convencer a todos de que esse era um bom caminho. E deu certo,” relembra ele, hoje membro do Conselho de Administração da Nova Aliança.

Outro motivo especial para a celebração ocorrer na Festa da Uva é o envolvimento das cooperativas com o evento. Desde as primeiras Festas, vinícolas que deram origem à Nova Aliança e que funcionaram em Caxias do Sul (Aliança, São Victor e Santo Antônio) marcaram presença em diversas edições.

Nesta 31ª Festa, que acontece até 6 de março, a Nova Aliança marca presença mais uma vez. Junto aos estandes no Pavilhão 2, próximos à praça Nostra Mérica, preparou um ambiente para relembrar a origem da Cooperativa, com fotografias que registram momentos importantes da trajetória das antigas cooperativas.

As cinco cooperativas

Cooperativa Vinícola São Victor – Criada em 21 de novembro de 1929, na capela São Victor da Quinta Légua, em Caxias do Sul como Cooperativa Agrícola São Victor. Em 1931 instalou-se em um pavilhão no centro de Caxias do Sul. No final dos anos 30 até meados dos anos 40, construiu sua sede própria, no Largo da Estação Férrea, no bairro São Pelegrino.

Cooperativa Vinícola São Pedro – Fundada em 5 de maio de 1930, em Flores da Cunha, recebeu o nome do santo padroeiro do município.

Cooperativa Vinícola Aliança – Fundada em 4 de janeiro de 1931. Sempre funcionou no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul. Foi uma das pioneiras na elaboração do suco de uva integral de uva tinto, branco e rosé e a envasar suco de uva em embalagem bag-in-box, no ano de 2010.

Cooperativa Vinícola Linha Jacinto – Surgiu em 15 de fevereiro de 1931, instalada na localidade com o mesmo nome, em Farroupilha.

Cooperativa Vinícola Santo Antônio – Surgiu em Nova Pádua em 12 de julho de 1931, como Cooperativa Agrícola Santo Antônio. Em agosto de 1938, quatro outras cooperativas incorporaram-se à Santo Antônio, que passou a funcionar em Caxias do Sul. Em 1977, no mês de julho, iniciou as atividades em Flores da Cunha.
Webmail
Endereço:
RST 453 - Km 117 | Linha Vicentina
CEP 95180-000
Farroupilha - Rio Grande do Sul
Fone:
(54) 3261.6514

E-mail:
fecovinho@fecovinho.coop.br
Setor Cooperativista:

Fecovinho - Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul - Copyright 2013