NOTÍCIAS

Irmã Lourdes Dill será homenageada na Câmara de Vereadores de Santa Maria
Fonte: Maiquel Rosauro - Assessor de Imprensa
A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e vice-presidente da Cáritas Brasileira, irmã Lourdes Dill, será homenageada na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria-RS na próxima quinta-feira (5), às 19h. Durante a Sessão Solene de entrega de Títulos de Benemerência, a religiosa receberá o título de Honra ao Mérito.

“Desejo compartilhar esta homenagem com todas as pessoas que fazem parte de minha vida familiar, história de vida na Congregação das Filhas do Amor Divino e na Missão. Compartilho este título de forma justa e merecida com milhares de pessoas que ao longo das três últimas décadas contribuíram na minha Missão do Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria e nas diferentes atividades Sociais da Cáritas Brasileira, da Cáritas RS, da Congregação das Filhas do Amor Divino e da Arquidiocese de Santa Maria, entre outras parcerias e atividades”, ressalta irmã Lourdes.

Na mesma sessão, também serão homenageados: Daniel Tonetto, com o título de Cidadão Santa-Mariense; Luiz Gonzaga Binato de Almeida, Cidadão Benemérito; e Sérgio Miguel Achutti Blattes, Vereador Emérito.

Trajetória da irmã Lourdes Dill é marcada pelo trabalho na Economia Solidária

Irmã Lourdes Maria Staudt Dill, natural de São Paulo das Missões-RS, nasceu no dia 29 de setembro de 1951. Filha de Emelda Staudt Dill e Silvinus Dill (in memorian), é a segunda filha mais velha de 11 filhos. Os pais são agricultores familiares, de valores cristãos, éticos e morais e de uma intensa participação na comunidade.

Ingressou na Congregação das Filhas do Amor Divino no Juvenato, em 24 de fevereiro de 1969, e fez sua primeira profissão religiosa no dia 30 de janeiro de 1977.

Irmã Lourdes trabalhou em diversos lugares na Missão da Congregação das Filhas do Amor Divino, como: Cerro Largo, Santo Cristo, Porto Alegre, Campo Mourão, Paraná e, há 31 anos, vem trabalhando em Santa Maria, dos quais 29 anos na atuação direta e ininterrupta no Projeto Esperança/Cooesperança, setor vinculado ao Banco da Esperança da Arquidiocese de Santa Maria.

Atualmente faz parte da Comunidade Mãe da Esperança das Filhas do Amor Divino da Província Nossa Senhora da Anunciação, coordena o Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria, coordena o Setor Social da Província Nossa Senhora da Anunciação, é Vice-Presidente da Cáritas Brasileira. Participa das atividades Pastorais da Arquidiocese.

Cursou a Faculdade de Economia Doméstica de Extensão Urbana e Rural, em Passo Fundo, e fez o Curso de Especialização em Movimentos Sociais, Organização Popular e Democracia Participativa, na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte.

Fez inúmeros cursos de Formação em Teologia de Libertação, Cooperativismo, Economia Solidária, Agricultura Familiar, Ecologia, Políticas Públicas, Cursos de Espiritualidade, Gestão Participativa, Segurança Alimentar, Desenvolvimento Sustentável, Programa Nacional de Feiras de Economia Solidária, Cursos do Planseq (Plano de Qualificação Profissional de Economia Solidária), Parapsicologia, Movimentos Sociais, entre outros.

Participou de inúmeros Congressos, Conferências, Seminários, Assembleias e atividades de formação e várias temáticas relacionadas ao trabalho que exerce, na Educação Popular e Movimentos Sociais.

Participa das atividades Pastorais e Sociais do Banco da Esperança, Projeto Esperança/Cooesperança, Pastoral da Terra, Cáritas RS e Cáritas Brasileira e Políticas Públicas, no Território da Cidadania.

Contribuiu na organização de centenas de grupos de Economia Solidária e Agricultura Familiar da região, do Grupo GATS (Grupo Agroecológico Terra Sul), do Levante Popular da Juventude, da ADESM (Agência de Desenvolvimento de Santa Maria) - a “Santa Maria que Queremos” do Eixo de Economia Solidária e do Planejamento Estratégico de 2014/2030, entre muitas outras atividades a nível local, regional e articulação Nacional.

Mais informações sobre a irmã Lourdes Dill pelos fones (55) 3219-4599 ou (55) 9979-7087.
Webmail
Endereço:
RST 453 - Km 117 | Linha Vicentina
CEP 95180-000
Farroupilha - Rio Grande do Sul
Fone:
(54) 3261.6514

E-mail:
fecovinho@fecovinho.coop.br
Setor Cooperativista:

Fecovinho - Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul - Copyright 2013