NOTÍCIAS

Fecovinho realiza evento de confraternização com Cooperativas Filiadas
Uma tarde de visitação a Cooperativa Nova Aliança, de reflexão sobre o ano e projeção para 2017
Fonte: Assessoria de Imprensa - Fecovinho
Do turismo a reflexão, foi o que Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul - Fecovinho, proporcionou nesta terça-feira, 13, aos conselheiros(as) e suas esposas(os), jovens e Dirigentes das Cooperativas filiadas, durante o seu Evento Anual de Confraternização, no Salão da Comunidade Sete de Setembro, em Flores da Cunha.

O encontro iniciou às 15h30 quando os convidados visitaram a planta industrial da Cooperativa Nova Aliança, também localizada em Flores da Cunha, e conheceram a tecnologia aplicada no processo de recebimento de uvas, elaboração e envase dos produtos. Após, o evento teve continuidade no Salão da Comunidade para um ciclo de debates e apresentações.

Estiveram presentes o Presidente do Sistema Ocergs/Sescoop, Vergilio Perius, o Secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo - SDR, Tarcísio Minetto, o Delegado Federal da Secretária Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Márcio de Andrade Madalena, e o Diretor Executivo do Instituto Brasileiro do Vinho - Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, que esteve apresentando os números do setor, em especial a representatividade das Cooperativas.

Dentre os assuntos da pauta, destacamos o fortalecimento do projeto de Compras Coletivas que beneficiou no seu segundo ano de execução 650 famílias sócias das Cooperativas filiadas à Fecovinho e da Cooperativa Agrária Cairú, de Garibaldi, totalizando 960 toneladas em quilos de produtos, abrangendo 14 municípios.

O Presidente da Fecovinho, Oscar Ló, citando a presença do Presidente da Cooperativa Cairú, Felipe Corbelini, ressaltou a importância deste projeto principalmente pela segurança alimentar e do produtor, pois o associado compra um produto de referência, com quantidade adequada e menor custo.
Já o Secretário da SDR, Tarcísio Minetto, salientou o trabalho contínuo que é realizado referente a produção sustentável e reconhece o esforço das Cooperativas neste sentido.

Para Madalena, a cadeia produtiva da uva é um dos setores mais ordenados. “A vitivinicultura é referência em organização”, salienta. Ainda, o Delegado anunciou que pretende para o próximo ano planejar em parceria com as entidades uma Chamada Pública que atenda às necessidades do setor.

Durante a apresentação e discussão sobre as atividades e iniciativas de setor, também teve destaque a importância do Programa de Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER, e a renovação do seu convênio entre Ibravin e Fecovinho, que de 200 famílias passa a atender 320. Ainda, com a participação dos presentes, foi realizada uma avaliação da safra/2017, no âmbito de qualidade, incidência de doenças, produção e expectativa.

Referente a projeção, o Diretor Executivo da Federação, Helio Marchioro, mencionou algumas das atividades que ocorrerão em 2017, em comemoração aos 65 anos de nossa Federação.
O produtor Rural, Matheus Marodin, 29 anos, associado da Cooperativa Garibaldi, que esteve participando do encontro junto com sua esposa, comenta a importância de manter o espírito do cooperativismo.
“Além de ser um momento de confraternização é um momento de trocar ideias entre as demais cooperativas e saber um pouco do que a Fecovinho fez durante o ano, saber informações do setor e ficar informado”, finaliza.

Também prestigiaram o evento os Presidentes da Agavi, Evandro Lovatel, da Comissão Interestadual da Uva, Denis Debiasi, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha, Olir Schiavenin, e a Representante Luciane Terra, da Coopervino de Tucunduva. O encontro encerrou com um jantar de confraternização às 20h.
Webmail
Endereço:
RST 453 - Km 117 | Linha Vicentina
CEP 95180-000
Farroupilha - Rio Grande do Sul
Fone:
(54) 3261.6514

E-mail:
fecovinho@fecovinho.coop.br
Setor Cooperativista:

Fecovinho - Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul - Copyright 2013