NOTÍCIAS

EFASERRA e Sescoop/RS preparam jovens no Programa Aprendiz Cooperativo do Campo em Caxias do Sul
Fonte: Assessoria de Imprensa Nova Aliança
O Dia Nacional do Menor Aprendiz foi comemorado com uma confraternização na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), em Caxias do Sul, na noite do dia 24 de abril. A turma de 31 alunos do primeiro ano, que conta com 22 estudantes do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, assistiu à palestra de Arnaldo Poletto, professor da Escola, com o tema “Grande Agricultura da Pequena Propriedade”.

Esta é a primeira turma, em Caxias do Sul, do programa idealizado pelo Sescoop/RS. O encontro na EFASERRA contou com a participação de monitores da Escola, do superintendente do Sescoop/RS, Gerson José Lauermann, do gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira, do diretor executivo da Fecovinho, Hélio Marchioro, e do presidente da Cooperativa Nova Aliança, parceira do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, Alceu Dalle Molle.

Autorizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 2015, o programa atende cooperativas agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas aos jovens, filhos de agricultores, estimulando a permanência deles no campo e promovendo a sucessão familiar. A EFASERRA, escola de ensino médio e técnico, que atende jovens de toda a região da Serra, é a instituição que ministra as aulas em Caxias do Sul.

Lucas Dartora, 15 anos, de Farroupilha, disse que está gostando de estudar na EFASERRA e de participar do Programa Jovem Aprendiz. A propriedade de 18 hectares dos pais do estudante fica em Farroupilha e, nela, a família cultiva uva, alho, milho, caqui e vai começar a produzir kiwi. Segundo ele, o cooperativismo é incentivado na família, pois o pai já é associado à Cooperativa Forqueta, de Caxias do Sul. “É muito bom estudar aqui, pois temos aulas diferentes e aprendemos, também, sobre empreendedorismo, cooperativismo e gestão”.

Alan Pagliosa, 15, também tem a experiência do cooperativismo em casa. O pai Valderez é produtor de uvas e associado à Cooperativa Nova Aliança. Na propriedade da família, na Terceira Légua, próxima à Escola, quatro dos 20 hectares são destinados à fruta. “Eu já conhecia a Escola e alguns estudantes que nela estudam. Meu pai ficou sabendo na Cooperativa sobre o Programa Jovem Aprendiz e comentou comigo. Estou gostando de estudar na Escola e do que estou aprendendo aqui no Programa”, destacou o jovem, ressaltando alguns importantes benefícios que o cooperativismo proporciona à sua família, como a segurança de ter onde entregar toda a produção de uva.

O superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, salientou aos jovens a importância do cooperativismo para as comunidades e da educação e do conhecimento para estimular a formação de empreendedores e profissionalizar as propriedades rurais.

O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo tem duração de 17 meses e os jovens que participam dele, com apoio das cooperativas, contam com subsídios para concluírem seus estudos. São parceiras do Sescoop/RS no programa na EFASERRA as cooperativas Nova Aliança, São João, Pradense, Forqueta, Piá, Sicredi Pioneira e Garibaldi.

O presidente da Cooperativa Nova Aliança, Alceu Dalle Molle, desejou sucesso aos estudantes e enfatizou a importância do cooperativismo para a agricultura familiar. “Jovens, tenham em mente que a agricultura familiar, em qualquer lugar do mundo, sobrevive somente com o associativismo ou cooperativismo”, salientou.
Webmail
Endereço:
RST 453 - Km 117 | Linha Vicentina
CEP 95180-000
Farroupilha - Rio Grande do Sul
Fone:
(54) 3261.6514

E-mail:
fecovinho@fecovinho.coop.br
Setor Cooperativista:

Fecovinho - Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul - Copyright 2013