NOTÍCIAS

Cooperativa Vinícola Aurora promove Programa Aprendiz Cooperativo Do Campo
Curso teve abertura oficial na sexta (28/07), na sede da cooperativa, e começa a ser ministrado no dia 7 de agosto, com aulas teóricas e práticas
Fonte: Assessoria de Imprensa Aurora
A Vinícola Aurora dará início, no dia 7 de agosto, ao Programa “Aprendiz Cooperativo Do Campo” para estimular os jovens das 1.100 famílias associadas da cooperativa para a continuidade do trabalho no campo e, ao mesmo tempo, proporcionar a eles mais conhecimento e capacitação para esse trabalho nos próximos anos. A abertura oficial do Programa na Aurora aconteceu na sexta-feira (28/07), com as presenças do presidente e vice do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Itacir Pozza e Sérgio Moret, do diretor executivo adjunto, Cléverson Koltz, do professor mestre Ernesto Enio Budke Krug, Presidente da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais do Brasil LTDA, José Zigomar Vieira dos Santos, gerente de Promoção Social SESCOOP/RS, associados, funcionários e demais convidados.

“Aprendiz Cooperativo Do Campo“ é um programa criado pela Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – com uma proposta inovadora de curso com aulas práticas e teóricas, ministradas em ambientes diversificados de produção, como propriedades-modelo, laboratórios, dias de campo, feiras e vivências na propriedade da família através de estudos dirigidos.

O programa qualifica jovens para a gestão eficiente de propriedades rurais, preparando-os para se terem êxito nas atividades agropecuárias. Estimular a permanência dos jovens nas atividades do campo, proporcionar às cooperativas agropecuárias o incremento do quadro social, promover a sucessão familiar profissionalizada, empreendedorismo cooperativo e profissionalizar a gestão de pequenas e médias propriedades rurais são os objetivos do programa.

“Estamos imprimindo nossos maiores esforços para que nossos jovens se identifiquem com a atividade de vitivinicultura e com o trabalho cooperado, visando não só o futuro de nossa Cooperativa, mas também o futuro dessa atividade no Brasil. Eu represento a Aurora e seus cooperados avalizo esse programa e não vou medir esforços para que o mesmo seja um grande sucesso, e tenho a certeza que esse será o primeiro de muitos que virão”, afirma Itacir Pedro Pozza, presidente da Cooperativa Vinícola Aurora. “Em pesquisas internas que realizamos, apuramos que pelo menos 15% do nosso quadro associativo tem menos de 40 anos e que praticamente a metade da nova geração, dos filhos das 1.100 famílias, não pretendem dar continuidade à atividade”, comenta o presidente, reforçando, assim, a necessidade desse trabalho de conscientização e de capacitação dos jovens das propriedades.”

A realização do programa “Aprendiz Cooperativo Do Campo” é uma entre várias ações que a Aurora vem desenvolvendo para seus associados nos últimos anos. Reuniões para troca de experiências, workshops sobre vários temas (não só para os jovens, mas para as mulheres) e outras formações vêm norteando o trabalho da Aurora voltado aos seus associados.
Webmail
Endereço:
RST 453 - Km 117 | Linha Vicentina
CEP 95180-000
Farroupilha - Rio Grande do Sul
Fone:
(54) 3261.6514

E-mail:
fecovinho@fecovinho.coop.br
Setor Cooperativista:

Fecovinho - Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul - Copyright 2013