NOTÍCIAS

Serra Gaúcha sediou o 8º Fórum Mundial das Cooperativas Vitivinícolas
O evento teve programação itinerária percorrendo 4 cidades da Serra
Fonte: Assessoria da Fecovinho
Gestão, negócios, tecnologia, inovação e juventude foram os principais temas abordados durante o 8º Fórum Mundial das Cooperativas Vitivinícolas que aconteceu de 23 a 26 de abril, em Bento Gonçalves, tendo como anfitriã do evento a Cooperativa Vinícola Aurora.
A programação teve início com a abertura, dia 23, no Hotel & Spa do Vinho Condomínio Vitivinícola, no Vale dos Vinhedos, e contou com a participação de colaboradores, conselheiros, dirigentes e presidentes das Cooperativas Vinícolas, entidades do Setor, autoridades e o Prefeito Municipal de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.
Além disso, os participantes conheceram um pouco mais do Setor a nível nacional e mundial, com a apresentação do presidente do Ibravin, Oscar Ló, e com a participação da Regina Vanderlinde, presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho – OIV.
Paulo César Dias do Nascimento Junior, Coordenador do Ramo Agropecuário da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, ressalta a importância do cooperativismo vitivinícola em estar realizando um Fórum desta relevância, proporcionando relações de intercooperação com o mundo.
O presidente do 8º Fórum, Itacir Pedro Pozza, acredita que esse é o caminho para o cooperativismo, “o trabalho em conjunto, a união e troca de experiências é o que faz todos nós crescermos, e o fórum é o exemplo disso, podermos intercooperar com o mundo é um privilégio muito grande, estamos muito felizes de recebermos todos aqui”, destacou.
As atividades foram realizadas até sexta-feira, 26, divididas em 3 grupos de trabalho: Fórum de Gestão e Negócios, para dirigentes e presidentes, Fórum da Juventude Cooperativista, com jovens associados, e Fórum da Tecnologia, para técnicos e agrônomos.
Ainda, os participantes estiveram realizando roteiro de visitação às Cooperativas e em propriedades de associados nos municípios de Flores da Cunha, Farroupilha, Bento Gonçalves e Garibaldi.
O 8º Fórum Mundial envolveu cerca de 120 participantes de 11 entidades da Austrália, Espanha, Chile, Uruguai, Argentina, França, Itália e Brasil, representando mais de 25 mil associados, produtores de uva.
O evento teve organização da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul – Fecovinho, da Central das Cooperativas da Serra Gaúcha – CENECOOP SERRA e da Cooperativa Vinícola Aurora.
O Fórum de 2020 acontecerá no mesmo período, em Faenza, na Itália, e o presidente eleito foi o Sr. Carlo Dalmonte, presidente da Cooperativa Caviro.
O 8º Fórum Mundial das Cooperativas Vitivinícolas teve apoio da ASSTEC-SERRA, Ibravin, Sicredi, Branco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, Verallia, Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul - OCERGS e Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB.
É pela segunda vez que a Serra Gaúcha recebeu cooperativistas do mundo, o primeiro encontro foi em 2013 no município de Caxias do Sul.
Webmail
Endereço:
RST 453 - Km 117 | Linha Vicentina
CEP 95180-000
Farroupilha - Rio Grande do Sul
Fone:
(54) 3261.6514

E-mail:
fecovinho@fecovinho.coop.br
Setor Cooperativista:

Fecovinho - Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul - Copyright 2013