NOTÍCIAS

Fecovinho promove solenidade de formatura à 1ª turma de MBA em Gestão de Cooperativas Vitivinícolas
Fonte: Assessoria de Comunicação Fecovinho
Foram longas jornadas entre presença na cooperativa e sala de aula que 24 funcionários das Cooperativas filiadas à Fecovinho percorreram durante dois anos para dia 08 de novembro, receberem o título de especialistas em Gestão de Cooperativas Vitivinícolas, em Farroupilha.
Foi uma parceria entre a Federação das Cooperativas Vinícolas – Fecovinho e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, que ofertaram o 1º MBA com foco em Cooperativas Vitivinícolas, em 2017, para funcionários e associados de cooperativas.
Foram 380 horas de curso, onde os alunos puderam estudar disciplinas voltadas para as áreas de gestão em cooperativas e algumas específicas, como o módulo de viticultura e enologia. Em março deste ano os alunos apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso – TCC, todos com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das cooperativas em que trabalham e na área em que atuam. Um deles, inclusive, foi selecionado para o 5º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo, que aconteceu de 8 a 10 de maio, em Brasília/DF.
Na presença do Secretário Acadêmico, Jaime Coutinho, da Coordenadora da Pós-graduação, Paola Richter Londero, do Gerente de Monitoramento do SESCOOP/RS e Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão, José Máximo Daronco, do diretor executivo da Fecovinho, Helio Marchioro, familiares, diretores e presidentes das Cooperativas, os alunos participaram da solenidade de entrega de certificados que ocorreu no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha.
Na oportunidade, a coordenadora da pós-graduação, Paola Richter Londero, anunciou o segundo MBA em Gestão de Cooperativas Vitivinícolas para 2020. “Em uma segunda edição da Especialização os participantes poderão esperar temas ainda mais atuais e também a relação contínua entre teoria e prática necessárias para sustentabilidade do negócio e do movimento cooperativista”, explica ela sobre a nova proposta de MBA.
Para o diretor executivo da Federação, que também foi professor da turma e avaliador na banca dos trabalhos de conclusão, os estudantes tiveram um excelente desempenho. “Devemos considerar e valorizar ainda mais esses profissionais, pois se dedicaram entre o trabalho na cooperativa e a rotina de aula. O resultado deste esforço foram TCCs muito interessantes, visto os estudos que fizeram nas suas respectivas áreas”, comenta Marchioro.
A Simone Sartori, funcionária da Cooperativa Vinícola Garibaldi há 11 anos, passou pela sua segunda pós-graduação, e segundo ela está experiência aproximou mais suas habilidades ao exercício do dia a dia. “Possibilitou um maior e melhor conhecimento sobre o universo cooperativo, principalmente no que se refere as especificidades da Viticultura, me auxiliando no aprimoramento da gestão no meu ambiente de trabalho”, salienta.
As inscrições para a segunda turma de especialização pode ser acompanhadas no site da ESCOOP (http://escoop.edu.br/), com previsão de início em março de 2020.
Webmail
Endereço:
RST 453 - Km 117 | Linha Vicentina
CEP 95180-000
Farroupilha - Rio Grande do Sul
Fone:
(54) 3261.6514

E-mail:
fecovinho@fecovinho.coop.br
Setor Cooperativista:

Fecovinho - Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul - Copyright 2013