VITINICULTURA - VARIEDADES/CULTIVARES

SYRAH
Seus vinhos são opulentos, vigorosos, encorpados, de muitos taninos e matérias corantes com um aroma de violetas e cassis, e uma grande capacidade de envelhecimento.
Outra uva francesa generalizada. As propriedades deste varietal dependem muito de onde você cultivar, e o clima. Por exemplo, em Espanha, existem alguns vinhos Syrah que têm um poder extraordinário e suavidade, que diferem muito dos vinhos Syrah franceses, mais ácidos e macios. Há vinícolas em Castilla la Mancha que se especializaram na sua preparação. No Novo Mundo, o Syrah produz vinhos interessantes, em particular, é famosa por produzir a Austrália.
A origem da cepa poderia ser na cidade persa de Shiraz, no atual Irã, ou em Siracusa (Sicília) pela sinonimia Siraque, Syra , Sirah e Syrac . Sua chegada no Vale do Rhone, de acordo com uma das teorias existentes poderia ter ocorrido nas mãos dos colonos gregos. É a terceira variedade tríade formada pela famosa Cabernet Sauvignon e Pinot Noir.
Conhecida como Sirah ou Sirac em diferentes partes da França, no Novo Mundo é chamado de Shiraz e Hermitage.
Seus vinhos são opulentos, vigorosos, encorpados, de muitos taninos e matérias corantes com um aroma de violetas e cassis, e uma grande capacidade de envelhecimento.
Não confunda a variedade, também chamada de Petite Syrah com Grosse Syrah ou Mondeuse. A uva de qualidade é a primeira.
O Syrah fica bem em solos graníticos, grave e até argilo-calcários.

A folha é de tamanho médio, forma pentagonal, seios laterais muito marcados, às vezes, tem sete lobos, verde escuro acima e inferior felpudo. A baga é de tamanho médio, forma elíptica curta e cor azul obscuro.

Entre as denominações da área se encontrão Cornas e St- Joseph . Mais ao sul, a Syrah traz longevidade, cor e sabor aos vinhos de Chateauneuf -du- Pape e Gigondas. Austrália a recebeu provavelmente, um par de séculos atrás.
O Shiraz ou Hermitage, como é conhecido também, tem sido a base principal dos tintos de mesa australianos por mais de um século.
O Syrah também está presente desde o século XIX, no sul da França, especialmente na Provença e Languedoc- RUSILLON . É também na Califórnia, Nova Zelândia, Itália, Grécia, África do Sul, Brasil, México e Argentina e na Espanha.
Sinonímia: Noir candive , entournerein , Hignin Noir, Biaune Plano , Shiraz, Serina , Sérdne , Siraque , Syra , Syrac , Sirah (França), Petite Syrah ( Brasil ).
Webmail
Endereço:
RST 453 - Km 117 | Linha Vicentina
CEP 95180-000
Farroupilha - Rio Grande do Sul
Fone:
(54) 3261.6514

E-mail:
fecovinho@fecovinho.coop.br
Setor Cooperativista:

Fecovinho - Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul - Copyright 2013