NOTÍCIAS
Cooperativa Vinícola Aurora destaca importância de ser competitivo no mercado global
Presidente Itacir Pozza e o vice José Pertile participam de fórum mundial de cooperativas vinícolas,
na Espanha, que discutiu o futuro do setor
O presidente da Cooperativa Vinícola Aurora, Itacir Pozza, e o vice, José Pertile, acabam de voltar da Espanha, onde participaram do 3º Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas da União Européia e do Mercosul, realizado na cidade de Toledo. O evento reuniu 125 representantes de cooperativas do Brasil, Chile, Argentina, Itália e Espanha para discutir o futuro do setor e sua internacionalização. Pozza destacou a relevância dos seminários e palestras do evento, que deram uma clara dimensão do panorama mundial, reforçando “a importância de sermos cada vez mais competitivos no mercado global de vinhos”.
Pozza avalia que o Brasil é considerado um mercado alvo para todas essas cooperativas, em razão do desenvolvimento econômico e pelo potencial de crescimento no consumo de vinhos do país, que hoje é de 2 litros per capita. “Isso representa uma grande oportunidade para os produtores de vinhos.”
O vice-presidente, José Pertile, considerou muito positiva a participação da Aurora nesse fórum internacional. “Tivemos a oportunidade de nos encontrar com dirigentes de cooperativas vinícolas de diversos países para trocar experiências”, afirmou ele. “As cooperativas estão bem organizadas, em busca da tecnologia de campo e, como todas as empresas, sabem da necessidade de conquistar e consolidar mercados.”
Durante o evento, realizado nos dias 9 e 10 deste mês, as cooperativas debateram ações conjuntas para fortalecer a atividade produtiva e ampliar o volume de negócios. “Voltamos satisfeitos”, disse o presidente da Aurora. “Embora sempre tenhamos muito a aprender, podemos afirmar que as cooperativas vinícolas brasileiras estão no caminho certo.”
Estabelecer maior sinergia para fortalecer o movimento cooperativista na produção de vinhos e sucos foi uma das conclusões do Fórum Mundial de Toledo, assim como promover a transferência de conhecimento e tecnologias, além de reforçar o compromisso com a estruturação comercial das cooperativas, com economia de escala e inovações. Outras prioridades definidas: melhorar a qualidade dos produtos para garantir melhor rentabilidade aos associados, valorizando o trabalho dos agricultores.
O desafio da Cooperativa Aurora “é o mesmo de empresas que competem no mercado brasileiro e internacional”, declarou Pozza, ressaltando que a “competitividade” da vinícola é fundamental para “conquistar e manter mercados, criar e fortalecer marcas”.
Pertile acrescenta: “Além disso, temos a responsabilidade de enxergar cada uma de nossas 1.100 famílias de associados, buscando fortalecê-las, proporcionando a orientação agrícola adequada e buscando as melhores parcerias”.
O presidente da Aurora destaca o principal objetivo da participação no fórum mundial: “Aprender o que podemos fazer para melhorar a situação de nossa cooperativa e, consequentemente, de nossos associados”. O próximo fórum mundial, que reunirá as cooperativas vitivinícolas da União Européia e do Mercosul, acontecerá em junho de 2015, na cidade argentina de Mendoza.