HISTÓRICO
A Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul – Fecovinho, é uma instituição constituída para defender e projetar o futuro do Cooperativismo Vitivinícola e ajudar no ordenamento da Cadeia Produtiva da Uva e do Vinho no Brasil.
Ela é forte defensora da Agricultura Familiar e garante representação institucional na Serra Gaúcha de mais de 4.000 (quatro) mil famílias associadas a 6 (seis) Cooperativas Vitivinícolas, responsáveis, em média, por cerca de 27% da produção anual de uva do Estado. Ainda, representa 30% de produtos comercializados do Setor.
Capacitação, informação, intercâmbios e aprofundamento dos debates que envolvem as questões das Cooperativas Filiadas, formam parte das ações desenvolvidas pela Fecovinho rumo à maior qualidade e reconhecimento de uma atividade que influi definitivamente na geração de trabalho e renda de um importante grupo de agricultores familiares cooperados.
A Federação tem sido igualmente, a responsável pelo desenvolvimento e implantação do Programa de Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER para o Setor Vitivinícola, notadamente aos Associados de suas Cooperativas.
Sempre focada em inclusão social, a Fecovinho tem como propósito a procura do melhoramento tecnológico, a produção de derivados com qualidade e uma melhor remuneração do trabalho e condições de vida a todos os envolvidos no processo produtivo.
Para viabilizar seus propósitos econômicos e políticos, a Federação estabelece parcerias táticas com instituições públicas organizações privadas, tendo representação direta nas Câmaras Setoriais e no Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin.
Além disso, também possui estreito vínculo com entidades brasileiras do Cooperativismo Estadual e Nacional e, ainda, realiza intercâmbios e ações estratégicas com organizações latino-americanas e mundiais, como o Fórum Mundial das Cooperativas, das quais também faz parte.
Em 2017, a Federação completou no dia 22 de novembro, seus 65 anos de trabalho e cooperação. Esse, foi um ano de intenso trabalho de formação e reflexão sobre o cenário atual do Cooperativismo e tendências futuras, a qual pretende dar continuidade e cada vez mais fortalecimento aos seus laços de cooperação e intercooperação.