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Apex-Brasil assina novo convênio com Brazilian Flavors para o biênio 2014-2016
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) acaba de oficializar novo convênio com a Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (A.B.B.A.). A entidade tem um projeto de exportação criado há oito anos, o Brazilian Flavors, que conta com o apoio da agência, renovado a cada biênio. O Brazilian Flavors inclui exclusivamente produtos industrializados diferenciais, não commodities.
Para o período 2014-2016, o Projeto começa a implementar a nova proposta, que é a de atender às empresas participantes com ações de acordo com o grau de maturidade em exportações. Como exemplo, a aproximação de produtoras ainda não exportadoras com traders (agentes comerciais internacionais), que podem somar expertises e auxiliar nessa primeira etapa. Para as associadas com nível médio de experiência no mercado externo, a idéia é a de promover a entrada em mercados latino-americanos e africanos, de graus de exigência compatíveis. Para as que tenham já alcançado maturidade nas exportações, o Projeto vai propor ações nos mercados mais exigentes, como Estados Unidos, Europa e Oriente Médio.
Recorde de exportações
As exportações de alimentos e bebidas dos integrantes do Brazilian Flavors registraram um aumento expressivo no primeiro semestre de 2014 em relação ao ano passado. De acordo com os dados consolidados pela Apex-Brasil, de janeiro a junho deste ano o Projeto já exportou mais do que em todo o ano passado. No semestre, a receita com exportações foi de US$ 34.097.516, diante dos US$ 33.928.512 exportados de janeiro a dezembro de 2013.
O Projeto Brazilian Flavors objetiva a abertura de oportunidades para as empresas brasileiras no mercado externo e, ao mesmo tempo, o auxílio a esses produtores nos desafios das exportações. “Esse aumento exponencial nas vendas reflete todo o trabalho que vem sendo construído nesses últimos anos”, avalia Raquel de Almeida Salgado, gerente-geral do Brazilian Flavors e presidente-executiva da A.B.B.A. “Conseguimos criar eventos e inserir os produtos de nossas associadas em importantes realizações em 2014”, explica. Vale destacar a conquista mais recente: a montagem de uma gôndola permanente de produtos do Brazilian Flavors na Grande Epicerie de Paris, loja do grupo francês Bom Marché considerada a vitrine mundial da gastronomia.
Entre os eventos mais significativos do ano estão o Festival "Seja Brasileiro" realizado nos navios da Tallink Group, a maior operadora de cruzeiros no Mar Báltico, em que os produtos do Brazilian Flavors estiveram nos restaurantes e nas lojas duty-free dessas embarcações por mais de três meses, e o “Le Brésil Chez Monoprix”, na grande rede de supermercados da França, em que o Projeto organizou a área gastronômica do festival, em mais de 200 lojas em todo o país.