NOTÍCIAS
Governo do Estado, Ibravin e Prefeitura de Garibaldi abrem oficialmente colheita estadual da uva
Governo do Estado, Ibravin e Prefeitura de Garibaldi abrem colheita estadual da uva
Fonte: http://www.agricultura.rs.gov.br/conteudo/5895/?Go
Com previsão de uma produção de 650 milhões de quilos, a colheita oficial da uva foi aberta nesta quinta-feira (06) no interior de Garibaldi, na Serra Gaúcha. O atop aconteceu na propriedade de Honorato Pulita, localizada na Estrada do Sabor, linha São Luiz do Araripe. Os números devem se equiparar à safra passada. Os cerca de 15 mil produtores gaúchos têm a responsabilidade de extrair da terra, a custo de muito suor e trabalho, as uvas que se transformam nos melhores vinhos, espumantes e sucos dos Brasil.
Os sucos prontos para beber e de base orgânica, a propósito, são a alavanca do consumo dos produtos industrializados da fruta. Ano passado tiveram 40% de crescimento. Na sequência vêm os espumantes, com 15%. Otimista com o bom momento do setor, o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, aposta na visão sistêmica da cadeia produtiva que leva em consideração a qualidade do solo lá numa pequena propriedade do interior até a produção do vinho mais fino de uma grande indústria.
Só assim, acredita ele, será possível competir com os fabricados no Mercosul, que, nas regiões de fronteira, por exemplo, entram no país sem impostos. Pensando no que chama de uma realidade global, o Estado, por meio da Seapa, com recursos do Fundovitis e parceria do Ibravin investiu na contratação de assistência técnica da Emater que capacitará durante dois anos 600 produtores de cinco regiões fora do eixo Campanha-Serra.
Além disso, também via fundo, destinou recurso à Escola da Família Agrícola, de Garibaldi, que trabalha com ensino técnico rural destinado a adolescentes filhos de agricultores. Eles ficam uma semana no colégio e outra em casa. Na mesma linha, a Seapa firmou convênio com prefeituras da Campanha e Fronteira Oeste para trabalhar com a plantação de uvas nos assentamentos em Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado e Santana do Livramento beneficiando, num primeiro momento, 90 famílias.
O Governo, ainda segundo Mainardi, espera a liberação de recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) de R$12 milhões para qualificação do Laboratório de Referência Enológica (Laren), sediado em Caxias do Sul.